top of page

APRESENTAÇÃO

         O Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará abriga em seu interior a documentação proveniente da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Criada em 1954, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras construiu um acervo documental da maior importância para a história da Educação do Pará, de modo especial, para a História da Educação Superior da Universidade Federal do Pará. A partir de 2011, o Instituto de Ciências da Educação iniciou a construção do Bloco B do Prédio Administrativo do ICED e planejou um espaço para criar o Museu da Educação, reservando sala para tratamento técnico do acervo, sala para acomodação de todo o acervo e sala para a administração do Museu. O Instituto de Ciências da Educação, ciente da relevância dessa documentação, iniciou o processo de higienização de parte desses documentos, sendo que 70% deles se referem às décadas de 1950 a 1970. Nesse sentido, o I Encontro do Museu da Educação (IEME) objetiva socializar com a população acadêmica a importância do referido Museu para os pesquisadores da Educação, História, Arquivologia, Museologia, Biblioteconomia e áreas afins. O evento buscará dialogar com pessoas da área a fim de ampliar discussões sobre a necessidade de preservação documental e sua relevância à História da Educação Superior no Pará. No ano de 2015, o Museu da Educação obteve por meio do projeto “Museu da Educação: preservação da memória da educação superior e da história da infância do Pará” recursos de emenda parlamentar do Deputado Federal Edmilson Rodrigues que contribuiu para a compra de equipamentos e materiais, assim como para custear bolsa-estágio de alunos de graduação da UFPA.

 

OBJETIVOS

GERAL

Apresentar e discutir com os pesquisadores da região Amazônica a importância do Museu da Educação e a efetiva relevância do seu acervo documental para a história da Educação do Pará.

 

ESPECÍFICOS

- Apontar a relevância dos documentos que fazem parte do arquivo do Museu da Educação da UFPA;

-Debater com a comunidade acadêmica o uso de documentos como fontes de pesquisa para a educação;

-Desmistificar a ideia de que o Museu da Educação é um espaço de acumulação de documentos velhos e sem nenhuma importância memorial;

-Destacar o valor memorial dos documentos que constituiu a antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras para a história da educação superior do Pará;

- Dar evidências à preservação, higienização e catalogação de documentos da educação para a história da educação superior da UFPA e do Estado do Pará.

 

PÚBLICO ALVO

O evento é direcionado a todos os profissionais da Educação, Biblioteconomia, História, Museologia, Arquivologia e áreas afins. É direcionado ainda aos professores da rede de ensino público e privado e pesquisadores em educação básica.

Apoio

bottom of page